Coordenador : Alynne da Silva Barbosa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389617.2201.85670.23022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Essa ação de extensão será realizado com os produtores de suínos, incluindo os responsáveis pelos animais e seus familiares, que possuem criações com pouca ou nenhuma tecnologia. Essas propriedades geralmente ficam localizadas no interior do estado do Rio de Janeiro. Essas criações de suínos têm sido denominadas como criações do tipo familiares, pois os suínos geralmente são criados com pouca ou nenhuma tecnologia, sendo que geralmente nessas propriedades residem um núcleo familiar que trata/manipula esses animais. Para essa ação de extensão serão incluídas pelo menos cinco proproedades de criação de suínos do tipo familiares. Além das propriedades familiares, alunos de graduação e pós graduação irão se beneficiar com esse projeto de extensão, pois poderão atuar tanto nos trabalhos de campo, com a coleta de amostras biológicas e atividades de extensão, na realização de técnicas laboratoriais parasitológicas, bem como na aplicação das atividades de mediação de informações.
Local de atuação: Propriedades de criação de suínos do tipo familiar, ou seja que possuem pouca ou nenhuma tecnologia para criar esses animais localizadas em diferentes municípios do Rio de Janeiro e o Instituto Biomédico da UFF
Objetivo
OBJETIVO GERAL Analisar a frequência das parasitoses que infectam suínos e seus produtores em sistemas de criação do tipo familiar em diferentes cidades do Rio de Janeiro, desenvolvendo ações de extensão. OBJETIVO ESPECÍFICOS • Detectar a frequência de parasitos gastrointestinais dos produtores, bem como dos seus membros familiares por técnicas coproparasitológicas microscópicas; • Detectar a frequência de parasitos gastrointestinais em suínos criados em sistema do tipo familiar por técnicas coproparasitológicas microscópicas; • Correlacionar a frequência das parasitoses com o manejo sanitário adotado pelos produtores dos suínos; • Desenvolver ações extensionistas nas propriedades sobre as parasitoses dos suínos e dos seus produtores com enfoque nas medidas profiláticas para seu controle.
Resumo
O Brasil possui um dos maiores rebanhos suinícolas do mundo destinados à produção industrial além de sistemas de criações familiares, que ainda estão longe de possuir uma sanidade satisfatória em seus plantéis, sendo as parasitoses um dos maiores entraves em relação à produção animal. É importante destacar que alguns parasitos que infectam os suínos são transmitidos para o homem. Dessa forma, essa ação de extensão objetiva pesquisar os parasitos gastrintestinais nas fezes dos suínos e de seus tratadores correlacionando com o manejo sanitário adotado e desenvolver junto com os tratadores ações extensionistas com enfoque na profilaxia das parasitoses. Essa ação será desenvolvida em propriedades de criação familiares de suínos localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro. Para desenvolver essa ação serão coletados dos suínos fezes e para os tratadores e demais membros familiares serão distribuídos kits para coleta de fezes. Todo o material coletado será encaminhado para os laboratórios de Parasitologia do Instituto Biomédico para realização das técnicas parasitológicas laboratoriais. Em cada propriedade serão realizadas visitas técnicas com equipe compostas por professores com formação em medicina veterinária e medicina, alunos de graduação dos curos de medicina veterinária e biologia e pós graduação. Nestas visitas serão realizadas atividades extensionistas para mediar informações sobre as parasitoses compostas por diferentes dinâmicas. Os resultados dos exames parasitológicos serão entregues aos responsáveis pelos animais, e para as pessas os resultados serão entregues em envelope lacrado individualmente. Tanto as pessoas como os animais receberão tratamento caso estejam parasitados.